Conecte-se conosco

Variedades

Conheça a história por trás do Dia Internacional da Mulher

08/03/2023 - 11h08min

Atualizada em 08/03/2023 - 11h17min

A fábrica da Triangle Shirtwaist, durante o incêndio, palco do evento trágico: morte de mais de 100 mulheres

Mundo – Dia 25 de Março de 1911, houve um evento trágico: mais de 100 operárias de uma fábrica têxtil dos Estados Unidos morreram carbonizadas, vítimas de um incêndio intencional. O Dia Das Mulheres tem muito mais do que resistência e luta por direitos e deveres igualitários, indo além de simples comemoração e entregação de presentes. Representa mulheres unidas, mobilizadas e na luta por virtudes básicos. Uma história antiga, porém muito atual.

Vamos entender um pouco a história?

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.

Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857, exigir o voto feminino e o fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

Já no dia 25 de março de 1911, mais de 100 operários (boa parte mulheres) morreram queimados durante incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições.

Porém, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem ao movimento e como forma de obter apoio internacional para a luta em favor do direito de voto para as mulheres. O movimento ficou conhecido como “Sufrágio Universal”.

Somente em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Em homenagem à luta feminina, diversos filmes foram produzidos ao longo dos anos. Por isto, separamos algumas sugestões para quem quiser aproveitar o próximo final de semana para comer uma pipoca e entender mais sobre o assunto:

– Estrelas Além do Tempo (2016): No auge da corrida espacial, durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

– As Sufragistas (2015): O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

– Revolução em Dagenham (2010): Rita O’Grady (Sally Hawkins) trabalha para a Companhia Ford Motors, em Dagenham, Reino Unido. Cansadas do tratamento que as mulheres recebem na empresa, Rita, junto com as demais trabalhadoras, encoraja e lidera um manifesto contra a discriminação e o machismo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.