Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Neste domingo acontece a 3ª edição da Ecofest de Morro Reuter

04/06/2022 - 14h50min

Atualizada em 04/06/2022 - 14h52min

Produtor Lucas Fender, 34 anos, de Fazenda Padre Eterno, levará frutas, verduras e legumes para a Ecofest (Créd. Daniela Moraes / Prefeitura de Morro Reuter)

Morro Reuter – A 3ª edição da Ecofest, a Festa da Agroecologia, acontece neste domingo (5), das 10 às 17 horas, no Centro de Cultura. A programação inclui feira de produtos agroecológicos, gastronomia, distribuição de mudas, rodas de conversa e apresentações musicais. “Nossa expectativa é que seja um dia maravilhoso, de estudos, troca de experiências, ricos bate-papos e, principalmente, de valorizar os produtos a disposição para comercialização. Da mesma forma atentar as questões ambientais, o desenvolvimento sustentável, valorizar os princípios ecológicos e os ecossistemas produtivos”, afirma a secretária de Agricultura, Sônia Feldmann. Ela também comemora o retorno do evento de forma presencial. “Estamos muito felizes por poder receber no Centro de Cultura, a comunidade, visitantes e consumidores desta linha de produção”, finaliza.

A programação terá ainda apresentações da Banda Marcial de Morro Reuter e da dupla Jéssica e Vicente. Ainda acontecem atividades paralelas como exposição de biodigestor, orientações sobre Bioete (tratamento de água) e energia solar, feira de sementes crioulas, distribuição de mudas, participação da Cooperativa de Reciclagem Morro Reuter e Praça de alimentação.

Haverá diversos produtos naturais no evento (Créd. Daniela Moraes / Prefeitura de Morro Reuter)

Rodas de conversas

Questões relacionadas aos princípios da agroecologia serão discutidas em rodas de conversas. O engenheiro agronômo e produtor agroecológico de Morro Reuter Frederico Kelber, da Verdurico, será um dos convidados. “O movimento agroecológico em Morro Reuter vem crescendo, neste ano vamos ter dois novos produtores do município na feira, o Lucas (verduras) e o Luís (cogumelos). Não pude participar como expositor neste ano, mas vou contribuir dentro da roda de conversa sobre Agroecologia e aspecto ambiental”, disse. A roda de conversa “Agroecologia como oportunidade e seus desafios”, acontece das 10h 30 às 11h 30, com participação de Kelber, da professora e engenheira agrônoma Adriana Regina Corrent; extensionista da Emater Marcelo Biassusi e produtor agroecológico Fábio Luiz Dias.

A programação de debates em torno da agroecologia tem ainda a palestra Resiliência hídrica, soberania e autonomia (das 13 às 14 h), bate-papo sobre Relógio do corpo humano e o uso das plantas em nossa saúde (14h 30 às 15h 30) e o bate-papo Fabricação de Cervejas e Chopp – efluentes e resíduos gerados (15h 45 às 17h).

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.