Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

SALVE O PEDRO: bebê de um ano precisa urgente de doador de medula para sobreviver

03/06/2022 - 11h26min

Atualizada em 03/06/2022 - 11h26min

Ivoti – A solidariedade e a empatia podem e devem ultrapassar fronteiras. E isso ocorre no caso da campanha em prol do pequeno Pedro, de 1 ano e 3 meses, que tem leucemia linfoblástica aguda e precisa urgentemente de transplante de medula óssea, com expectativa dos médicos de 3 meses para efetivar o segundo transplante. A moradora de Ivoti e prima da mãe dele, Priscila Bittelo, sensibilizada com a história da família, resolveu movimentar as pessoas aqui na região para fazerem cadastro no Hemocentro, para ampliarem a rede de doadores e salvar vidas.

Como ajudar

As pessoas da região, que estejam dispostas a ajudar na campanha por doadores de medula óssea, devem entrar em contato com a Priscila pelo Instagram: @priscilabittelo ou pelo telefone 51 99904.2232. Ela está organizando um grupo para

Salve o Pedro

Priscila está tentando reunir um grupo local para ir até o Hemocentro e realizar a coleta de 5ml de sangue, material que será analisado e inserido no Banco de Dados. Após, as informações genéticas serão comparadas aos pacientes, incluindo o pequeno Pedro, e caso alguém seja compatível será chamado para preparação e doação.

Histórico – O garoto está internado há cerca de um ano, vivendo no Hospital em Joinville, na companhia da mãe Suelen Pinnheiro. Enquanto que o pai Alan Marcel de Souza Pinheiro e a irmã Manuela, moram Balneário Camboriú. A rotina tem sido difícil, com desafios diários.
Aos três meses o menino foi diagnosticado com leucemia, começou tratamento, os exames na família em busca de um doador compatível para o primeiro transplante.

Informações enviadas pela mãe:

  • Nascimento: 06/02/2021
  • Diagnóstico e internação: 14/05/2021
  • Agosto de 2021 se mudaram para Joinville, pois o tratamento era na Unimed de lá.
  • Tratamento com quimioterapia de maio a novembro
  • Novembro a doença voltou então virou caso de transplante, pois a quimio não fazia mais efeito.
  • Em dezembro fez protocolo de quimio para preparar para o transplante, que deu errado e a doença aumentou.
  • Janeiro, fevereiro e março fez terapia alvo, blinatumomabe e deu certo. Pronto para transplante (doador foi o pai).
  • 23/03/2022 – internação Hospital Erastinho, Curitiba
  • 31/03/22 – Alan fez a coleta da medula, com 50% de compatibilidade e foi doador
  • 01/04/22 transplante, a medula não pegou, teve rejeição
  • 03/6/2022 – Pedro segue internado, sem imunidade, em um quarto no qual as visitas são isoladas por vidros. Ele correndo riscos de infecções, está aguardando doador. O período ideal para transplante é até final de junho, máximo julho.

Transplante

Do núcleo familiar, somente o pai tinha 50% de compatibilidade. Então, após exames e muita expectativa, no mês de março passado, foi realizado o tão aguardado transplante. Um momento ainda mais emocionante e de ligação entre pai e filho. Mas conforme o oncologista Gilberto C Pasqualotto, a medula ainda não “pegou”. Por isso, a corrida é de extrema urgência, em busca de um doador, desta vez não aparentado.

Importante

Por isso é tão importante que as pessoas se prontifiquem e façam a coleta para cadastro no Banco de Doadores. Uma simples coleta de sangue que pode salvar. Entre em contato com a Priscila, e faça parte desta corrente. “Somos primas diretas, convivemos muito, e penso nela lá sozinha, longe do esposo e da filha, enquanto nossa família numerosa está aqui, então decidi ajudar. E convido a todos que se unam a esta campanha pela vida do Pedro”, destaca Priscila. Estar cadastrado no Banco Nacional, permite que muitas pessoas com leucemia passem a ter mais esperança, pois a chance de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil pessoas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.