Destaques
Os 29 anos de Emancipação de Presidente Lucena comemorados nesta quarta-feira
Presidente Lucena – Conhecida como a Capital da Schmier Colonial, a história do município teve início por volta de 1750, período em que os antigos tropeiros levavam o gado até São Paulo. Já os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região de Hunsrück, iniciaram a colonização do município pela Linha Nova Baixa por volta de 1830. Pela sua história, a agropecuária é a atividade econômica mais antiga do município.
PRIMEIRA REUNIÃO EM 1990
Foi em fevereiro de 1991 que o presidente da Comissão Emancipacionista, Antônio Nilo Hansen, entregou o processo de emancipação de Presidente Lucena, até então Arroio Veado, ao presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Mincarone. A primeira reunião dos favoráveis a emancipação ocorreu em 7 de junho de 1990, realizada na Sociedade Esportiva Soberano e organizada para esclarecer à população sobre a importância da emancipação para o progresso da região.
Três semanas depois, no mesmo local, se reuniram novamente quando foram colhidas 412 assinaturas em prol da criação do novo município, que se emanciparia de Ivoti. Também foram escolhidos os 75 membros da Comissão de Emancipação e aprovado por unanimidade o nome da futura cidade: Presidente Lucena. A Comissão Emancipacionista trabalhou muito para coletar toda documentação necessária para comprovação dos itens exigidos pela lei para que a emancipação fosse autorizada.
PLEBISCITO
Parte da comunidade queria a emancipação por ver o progresso de municípios vizinhos, como São José do Hortêncio, após emancipar-se. Naquele tempo, era bem difícil receber qualquer recurso ou melhoria de Ivoti, a quem Arroio Veado pertencia. O Plebiscito, em 10 de novembro de 91, foi bastante tumultuado. Exigia-se o mínimo de 1.800 eleitores e Arroio Veado não contava com esse número, sendo o plebiscito feito sob judice.
A lei de criação do município, assinada pelo governador Alceu Colares, data de 20 de março de 1992. O governador Alceu Collares realizou uma solenidade especial para sancionar a lei de criação do município, sendo acompanhada por uma comitiva de moradores de Arroio Veado. No retorno, a comitiva foi recebida com uma grande festa, com carreata por toda a cidade e uma festa no pavilhão da Comunidade Católica de Arroio Veado.