Região
Arno Berger lança curso para ensinar a produzir licores
O curso tem valor acessível e traz a receita para licores como o da fruta marula e o Bergermeister
Por Mauri M.T.Dandel
Dois Irmãos- Morador de Dois Irmãos, Arno Berger, 79 anos, lançou um curso ensinando a prática à produção artesanal de licores. O curso foi lançado recentemente, mas a dedicação para o preparo da bebida já vem de muitas décadas e rendeu dezenas de sabores, entre eles, o licor feito com a marula, fruta da África, bem como o famoso licor digestivo vindo da Alemanha, que atualmente é seu carro chefe, o Bergermeister.
Através deste legado que está sendo deixado pelo professor aposentado – o curso lançado na internet – qualquer pessoa pode aprender a fazer seu próprio licor em casa e ainda ter a possibilidade de aumentar a renda da família. “Qualquer pessoa no Brasil, em qualquer estado ou em qualquer região, pode fabricar qualquer tipo de licor; não tem segredo algum, estou abrindo mão de tudo no meu curso que está na Hotmart”, destaca, explicando que no curso são citados detalhadamente todos os ingredientes dos licores e o modo de preparo, como o caso do Bergermeister, com 36 ervas, descritas uma a uma. Sendo assim, resulta em uma forma barata e fácil de presentear aniversários, amigos, ou até pode acabar virando um negócio, além de ser fácil de fazer, ainda ajuda o ganho familiar.
Ele comenta que chegou a participar de feiras com mais de 40 sabores, dos três segmentos que fabrica: chás e ervas, frutas e os cremosos (da fruta marula, cafés, cappuccino e outros).
COMO TUDO COMEÇOU
O teólogo e professor aposentado, Arno também já foi diretor do Hospital São José, então, quando a aposentadoria chegou, ele resolveu investir no seu hobby, pois já fabricava licores em sua casa desde os anos 90. “Tudo começou em 1996, quando eu fiz a minha primeira experiência com licores”, lembra.
Os diferentes sabores de sua produção caseira estão distribuídos nas categorias frutas, ervas e especiarias. Todos os segredos são compartilhados por Arno neste curso, que tem e-book e vídeos na plataforma Hotmart. O preparo caseiro é feito entre a cozinha na casa de praia em Xangri-lá e a do apartamento onde mora em Dois Irmãos. “Costumo fazer a maceração de folhas e plantas… e também preparo uma calda com as frutas e o açúcar”, revela, destacando que são três categorias (ou tipos) de licores de produz, dos quais resulta em mais de 30 sabores.
Como nasceu o curso Jornada dos Licores
Arno Berger resolveu criar o curso pela sugestão de um vizinho da casa na praia para oportunizar que outras pessoas possam fabricar seu licor, e, quem sabe, abrir seu próprio negócio lá na sua cidade.
Ele conta que escolheu 9 receitas e foram feitos 9 vídeos para o curso, onde ensina o passo a passo como começar a produção de licores em casa. “No curso eu ensino como fazer cada receita, tem a lista de ingredientes e depois tem o modo de fazer. Eu dou exatamente a quantidade das ervas e digo que você pode dar o nome que quiser a este licor, aí na sua cidade”, informa.
Segundo ele, “eu dei o nome de Bergermeister, mas aí na sua cidade, você pode ser criativo e dar o nome que quiser ao seu licor digestivo de 36 ervas. Qualquer um pode fazer suas experiências para criar licores e abrir um negócio nesta área”, relata.
VEJA COMO ACESSAR O CURSO NO HOTMART
São apenas R$ 79.90 neste link: Curso Jornada dos Licores.
“O que era um hobby
virou produção de licores
para a venda e, agora,
um curso completo”.
ÓTIMO PARA PRESENTEAR
Além disso, segundo Arno, produzir licores é motivo de alegria, pois presentear com licor um aniversariante ou um amigo sempre é uma boa pedida. É um momento de congraçamento, depois da janta ou depois do almoço, quando receber visitas, com a família ou amigos, você oferecer um licor digestivo.
EXPERIÊNCIAS
– “Eu fiz experiências muito legais e fabrico qualquer tipo de licor, pois estudei os principais licores, apesar de que a maioria não revela quais ervas utiliza.
– “Eu viajei para a Alemanha e me identifiquei muito com um licor digestivo de lá, muito famoso, vendido para 120 países, feito por 56 ervas medicinais. Isto me chamou a atenção e eu comecei a tomar esse licor e pensei: “Se ajuntaram 56 ervas e fizeram um licor, que se chama digestivo, eu também posso fazer isso”.
-“Eu já fazia licor do chá, poejo, fazia de menta, de hortelã, fazia de cidreira, de cidró, de guaco… Aí eu pensei, bom, tenho todos esses plantados ali na minha horta”.
– “Então, comecei a fazer com 6 ervas, depois com 12, depois com 20 ervas e atualmente são 36 ervas”, daí nasceu o Bergermeister (que leva seu sobrenome no início da palavra).
Você quer aprender a fazer algum destes licores famosos?
Os fabricantes mundiais de licores famosos não abrem mão da receita, mas como Arno está há décadas nesta atividade, que iniciou como hobby, ele conseguiu extrair o que há de melhor – e aperfeiçoar outros sabores – e tudo está no seu curso.
A relação dos licores que fazem parte do curso na internet são os seguintes sabores:
1-Frutas: moranguinho, ameixa amarela, laranja com grão de café e resina do limão siciliano;
2-Cremosos: essência da fruta marula e café instantâneo.
3- Digestivos: lavanda, premium sabor manga ( 20 ervas medicinais e Bergermeister ( 36 ervas medicinais).
Como fabricar o licor passo a passo na Jornada dos Licores
Arno tem um legado na produção de licores e resolveu abrir mão dos ‘segredos’ ao criar o curso para oportunizar isso a outras pessoas. Dessa forma, no curso, ele apresenta em vídeo com aulas práticas, fornecendo as receitas e certificado, bem como ensina detalhadamente como fazer a calda, como não deixar passar o ponto.
Quem quiser se pré-inscrever para conhecer os licores produzidos pode enviar WhatsApp com seu nome e nome da cidade para (51) 99775-1287 (Arno Berger) ou (51)99994-7879 (Gudrun).
MARULA
Arno faz também licor da fruta marula, que vem da África. “Eu tenho a receita e os ingredientes no meu curso. Uso o óleo da marula, pois nós não temos o pé desta fruta aqui no Brasil. Eles exportam o óleo da África do Sul para todo o mundo”, explica.
Além disso, outro segredinho segundo Arno é macerar as ervas em recipiente de boca grande, pois facilita tudo.
INGREDIENTES E UTENSÍLIOS
Em outro ponto do curso, Arno explica a técnica do banho-maria, onde ele explica como fazer e porque fazer. Segundo ele, o curso também traz a lista de materiais necessários para a fabricação dos licores. Entre eles, ele cita termômetro, colher de pau, copo com graduação, espremedor de frutas, escova com cabo para limpar as garrafas, funil conjunto de três tamanhos, garrafas para licores, pano de prato, panelas de vários tamanhos, peneiras (pequeno, médio e grande), potes de vidro com boca larga, rolha de cortiça, entre outros.
Além disso, destaca que outros tipos de licores vão exigir apenas liquidificador, balança de precisão, termômetro culinário, chaleira elétrica e micro-ondas. Ou seja, a maioria não precisa comprar nada.
E, para mostrar que é tudo muito fácil, Arno ressalta que, por exemplo, a melhor maneira de filtrar um licor, é fazer uma cama de algodão na peneira, pois tira qualquer impureza.
Curso de licores artesanais
O nome do curso, para quem quiser procurar no Youtube, Hotmart e outros é: Curso de Licores Artesanais – Aprenda a Criar Delícias com muitas cores e sabores!”
Então, se você sempre sonhou em fazer seus próprios licores artesanais, mas não sabe por onde começar, este curso é a oportunidade perfeita para você explorar o mundo dos licores de forma prática e divertida.
Veja o que o curso oferece:
– História e Tipos de Licores: Descubra a rica tradição por trás dos licores e conheça os diversos estilos e sabores.
– Ingredientes e Utensílios: Saiba quais ingredientes são essenciais e como escolher os melhores para suas receitas.
– Receitas Práticas: Aprenda a fazer licores clássicos e inovadores, como licor de frutas, café, ervas e muito mais.
– Técnicas de Preparação: Explore métodos de infusão, maceração e engarrafamento.
– Dicas de Apresentação e Armazenamento: Mantenha seus licores frescos e bonitos para presentear ou saborear.
Benefícios do curso:
– Aulas práticas e teóricas.
– Material didático incluído.
– Certificado de conclusão.
Quem quiser se inscrever para conhecer a fórmula e as receitas dos licores pode enviar WhatsApp com seu nome e nome da cidade para (51) 99775-1287 (Arno Berger) ou (51)99994-7879 (Gudrun).