Conecte-se conosco

Destaques

Projeto quer reconhecer Rota Romântica como roteiro do Rio Grande do Sul

16/03/2022 - 14h16min

Rota Romântica começa em São Leopoldo e segue a Serra, até São Francisco de Paula (Créditos: Jair Heylmann)

Deputado de Nova Petrópolis protocolou a proposta que é um pedido da associação

Por: GIAN WAGNER

Região – O deputado estadual de Nova Petrópolis, Elton Weber (PSB), protocolou o projeto número 26, que cria o roteiro turístico Rota Romântica no Rio Grande do Sul. A rota é atualmente composta por 14 municípios entre a planície do Vale do Sinos e o planalto da Serra Gaúcha. Criada em abril de 1996, a Rota Romântica possui mais de 25 anos, mas nunca ganhou reconhecimento oficial do Estado.

O projeto foi solicitado pela própria Associação dos Municípios da Rota Romântica e tem como objetivo a segurança jurídica para ampliar o fomento, a orientação e promoção do turismo regional, além de incluir a possibilidade de apoio público a projetos como a sinalização de placas turísticas, ação que garantirá maior segurança para quem transita pela rota e informações das atividades já instaladas ao longo do caminho.

EM PAUTA – O projeto foi protocolado neste mês na Assembleia Legislativa do Estado, entrando na pauta no dia 9 e ficando até o dia 16. Se aprovado, o Poder Público ficará autorizado a firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e com a iniciativa privada para apoiar atividades do Roteiro. “É um roteiro cultural, que preserva a cultura de etnias como a alemã, já bastante consolidado entre os gaúchos, e que agora poderá abrir portas para aprimorar o trabalho feito ao longo de décadas”, avalia Weber

Semelhanças com a alemã

A Rota Romântica que leva os viajantes para a Serra Gaúcha pela região da encosta da Serra é inspirada em um roteiro parecido, que fica na região da Baviera, na Alemanha e no Vale do Loire, na França. Esses lugares inspiraram a concepção e criação da rota no Brasil, há quase 30 anos. O ‘Projeto Rota Romântica’ teve seu início entre o final de 1994 e o início de 1995, quando aconteceram os primeiros encontros entre os simpatizantes da ideia e representantes de alguns municípios da região. A ideia inicial era a formação de uma rota com cidades de colonização, predominantemente alemã, e com tradição turística. Por isso, as cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula foram às escolhidas. A ideia começou a tomar forma após a viagem de estudo e observação à ‘Romantische Strasse’ da Alemanha, realizada em março de 1996, quando uma delegação gaúcha foi conhecer no local as circunstâncias, os meios, fatores e agentes produtores do turismo daquela região e colher subsídios para a implantação da rota no Estado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.